27 maio 2012

Harlan Coben



"Alta Tensão" de Harlan Coben


“Alta Tensão” é um livro cheio de altos e baixos: começa morno, beira o tédio mas, no final, vemos porque Harlan Coben é um dos maiores escritores policiais da atualidade. Talvez seja isso que diferencie um bom escritor: independentemente de como ele conduza sua trama, o importante é não decepcionar o leitor, principalmente na hora de concluir.

Neste volume, nos deparamos com o maior desafio de Myron Bolitar – que já rendeu outros livros, alguns já publicados por aqui. Myron é agente de alguns famosos, dentre os quais a ex-estrela do tênis Suzze T. e a ex-lenda do rock Lex, da banda HorsePower. Quinze anos atrás, esta banda acabou depois que o líderGabriel Wire se envolveu na morte de uma adolescente; desde então, Gabriel vive recluso em sua mansão numa ilha deserta, Lex se casou com Suzze e Kitty (uma outra ex-tenista) se casou com Brad, irmão de Myron e com quem está brigado há muito tempo. Hoje, Suzze está grávida e recebe uma mensagem anônima que acusa seu bebê de não ser de Lex, o que faz com que ele saia de casa e Myron, que é amigo e agente de ambos, fica no meio da história tentando reconciliar o casal. De um jeito torto e surpreendente, todas essas históricas se entrelaçam num jogo perigoso de vida e morte.

Apesar de achar a capa e o projeto gráfico da edição muito bem feitos, eles na verdade não refletem o conteúdo do livro. Quero dizer, não há nada relacionado a raios, dilúvios e mesmo Nova York não tem um papel tão importante assim na trama.Outra questão é o título, “Alta tensão”, que não tem absolutamente nada a vercom a história; é, na verdade, a tradução que fizeram para um CD da banda fictícia HorsePower – quando, no original, o título tem uma carga muito interessante que tem a ver intrinsecamente com a história: Live Wire.

Não li ainda as outras aventuras de Myron Bolitar, mas li outros livros de Harlan Coben e preciso dizer que a narrativa deste Alta Tensão cansa um pouco. Harlan Coben cisma em inserir um cem número de piadinhas sem graça que fazem efeito apenas na primeira vez, mas enjoa com o excesso de aparição. Também cisma em conversar com o leitor, como se fosse um roteiro, inserindo sua opinião em determinados acontecimentos (“Myron, o cara das sacadas geniais”. “Win, o reidas piadas”. O leitor quer ter essas conclusões sozinho, não quer que o autorfique sugerindo, certo? A sensação é que Coben está nos contando essa história ao vivo, e não que a estamos lendo e descobrindo as coisas.

Também rola um excesso descomunal de digressões e que o próprio autor faz esses flagrantes (coisas do tipo Myron estar numa enrascada de vida e morte e de repente se lembra de um jogo de beisebol que foi com o irmão quando eram pequenos); em determinado momento o próprio Coben diz “Myron não sabe porque esse tipo de pensamento acontece assim, nos momentos mais impróprios”. Faz o leitor se perguntar o por quê dele estar lendo aquilo, já que não era importante pratrama.

Mas ofinal faz tudo valer à pena. A forma como Coben entrelaça os problemas e traz suas soluções é genial. Ouso dizer que, para os fãs do gênero, é leitura obrigatória sobre como manter o mistério até o fim e conseguir fazer com que oleitor não adivinhe nada do que você vai solucionar.

E sim, Coben é um mestre neste quesito.



Para baixar 
Envio por email (deixe o seu email e nome de seguidor nos comentários)
O livro é enviado apenas a seguidores do blog


14 comentários:

  1. ah eu to doida pra ler esse livro, meu nome é marcelle araujo e meu email é marcelle.costa12@hotmail.com !

    ResponderEliminar
  2. Oi. Manda para mim, por favor. Henriky0@hotmail.com
    OBRIGADO!!

    ResponderEliminar
  3. sandy.menezes@hotmail.com
    too louca pra leer'

    ResponderEliminar
  4. oi gostaria de ler este livro daniela.fagundes.dv@gmail.com

    ResponderEliminar
  5. Mande para mim por favor!
    jernanne@hotmail.com

    Agradeço desde já!

    ResponderEliminar
  6. Mande para ivicavalheiro@hotmail.com por favor. Grata.

    ResponderEliminar
  7. Por favor, mande para chelletavares@gmail.com.
    Adoro este autor e seus livros são perfeitos.

    Obrigada.

    ResponderEliminar
  8. Oiee Dani!
    Enviar para jessicasoares000@hotmail.com
    Obrigada!

    ResponderEliminar
  9. Por favor.. poderia me enviar
    patriciafercuppi@hotmail.com
    Grata.

    ResponderEliminar
  10. Claudia Chiquetto
    clauchiquetto@yahoo.com.br

    ResponderEliminar
  11. oi
    poderia me manda esse livro
    (: agradeço desde de já...
    email: jessica-juster@hotmail.com

    beijos _jessy

    ResponderEliminar
  12. Por favor me envie este livro: hermionebarsa@gmail.com Obrigada, Paula

    ResponderEliminar
  13. Por favor me envie este livro: hermionebarsa@gmail.com Obrigada, Paula

    ResponderEliminar

NOVOS POST´S SÃO COLOCADOS DIA 2, 13, 20, 27 DE CADA MÊS

DANIELA
Os livros serão enviados nos tempos livres durante a semana.

ATENÇÃO !!!

Devido aos constantes erros nos anexos dos livros no email, vai passar a ser enviado um link direto que é dirigido para baixar o livro no meu SkyDrive.
Passa a baixar com maior segurança e não há erros.

Beijão


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...